Atenção: A questão baseia-se no texto apresentado abaixo.
Desde a pré-história já tínhamos o hábito de adorar coisas ou pessoas – os deuses da Antigüidade, o Deus da Idade Média ou os reis da monarquia absolutista. Mas, com o passar do tempo, as entidades adoradas foram ficando cada vez mais terrenas.
Coube aos famosos sentarem-se nos tronos outrora ocupados por reis e deuses. Com uma vantagem: tudo o que fazem ou falam alcança um número infinitamente maior de pessoas. Apoiada na mídia, a indústria das celebridades despontou para a fama com as primeiras estrelas de Hollywood, nos anos 30. E daí cresceu com a velocidade de uma boa fofoca, até despertar a atenção dos acadêmicos nos anos 60. Foi nessa época que um historiador americano cunhou uma das mais preciosas definições da fama nos dias atuais: “O herói é distinguido por seu conhecimento; a celebridade, por suaimagem. A celebridade é a pessoa notória por sua notoriedade.”
Ao mundanizar a fama, transformamos o ídolo. Hoje ele não precisa ter virtudes, nem talento. O sucesso dos participantes de reality shows comprova isso – eles são conhecidos por serem alguém e não por terem feito algo. É impossível, porém, acreditar que a condição básica para ser ídolo tivesse se transformado tanto sem a ajuda daqueles que sustentam todo esse esquema: nós, aqui do outro lado da tela. As celebridades tornam-se pessoas familiares que vemos sempre na televisão, na revista, no cinema. Elas passam a representar uma nova comunidade de pessoas sobre as quais sabemos tudo, embora nem ao menos as conheçamos.
(Adaptado de Cláudia de Castro Lima, Bianca Grassetti eNegreiros. Superinteressante, março 2005, p.49)
Apoiada na mídia, a indústria das celebridades despontou para a fama com as primeiras estrelas de Hollywood, nos anos 30. (2o parágrafo)
A frase que conserva o mesmo sentido original, com outras palavras, é:
a) As celebridades, que a indústria despontou para a fama nos anos 30, com as primeiras estrelas de Hollywood, por conta da mídia.
b) Como estivesse apoiada na mídia, as celebridades despontaram na indústria da fama com as primeiras estrelas de Hollywood, nos anos 30.
c) A indústria das celebridades, que despontou nos anos 30, da fama com as primeiras estrelas de Hollywood, tiveram apoio da mídia.
d) Nos anos 30, com a fama das primeiras estrelas de Hollywood, ampliou-se notavelmente a divulgação das celebridades pelos meios de comunicação.
e) Só com o apoio da mídia, foi que a indústria das celebridades foram para a fama com as primeiras estrelas de Hollywood, nos anos 30.