Nacional de Direito

Atenção: A questão baseia-se no texto apresentado abaixo. Va 106606

Atenção: A questão baseia-se no texto apresentado abaixo.

 

Vandalismo no futebol

 

Violência × futebol.

Este é um jogo duro, que já completou a maioridade. De meados dos anos 80 até hoje, parte dos torcedores freqüenta o noticiário policial. A violência é o grande adversário do futebol e pode comprometer sua dimensão de aproximação social e interação de culturas. Coisa séria, portanto.

As torcidas nasceram na década de 40 do século passado. Antes carnavalizadas, sua atuação era com cânticos e alegorias. Havia conflitos, mas localizados; a sociabilidade predominava. Os grupos violentos são do início de 1970 e foram se institucionalizando, até o meio dos 80, quando passaram a agredir nossas consciências com práticas constantes de violência. Nos anos 90, multiplicaram-se e agravaram-se as ocorrências. Apesar de minoritários, os vândalos são treinados em lutas marciais, armados e estruturados militarmente, em linhas de combate e tropas-de-choque, o que os faz muito perigosos.

Estes são aspectos importantes na avaliação do problema da violência entre as torcidas, como também na fixação de políticas de  prevenção e repressão, nos estádios e arredores. O vandalismo tem sido notícia freqüente. Não se pode ter paternalismo nesses casos.  Legislação e ação enérgicas! O problema, porém, é complexo demais para ser reduzido à repressão. Acabar com as uniformizadas? Não adianta proibi-las, sob a alegação de que muitas descambaram para a marginalidade. A experiência internacional e nacional indica as  medidas para que a violência não vença o futebol. Iniciativas de caráter educativo, preventivo e repressivo, a longo, médio e curto prazos, integradas, permanentes e atentas à cultura local, à criatividade e ao fator surpresa, itens essenciais em projetos de segurança pública.

(Adaptado de Mauricio Murad, O Estado de S. Paulo, Esportes,E8, 6 de agosto de 2006)

... em linhas de combate e tropas-de-choque, o que os faz muito perigosos. (final do 3o parágrafo)

A palavra grifada que tem o plural formado da mesma maneira que a grifada acima está na frase:

Questão no QuestionsOf: Atenção: A questão baseia-se no texto apresentado abaixo. Va 106606

Questões similares