Nacional de Direito

Em primeiro lugar, não distinguimos semanticamente entre éti 3218

Em primeiro lugar, não distinguimos semanticamente entre ética e moral, pois, embora o primeiro termo tenha origem grega e o segundo, latina, ambos dizem respeito duplamente a questões de caráter e de conduta. Dizemos, portanto, que uma questão é ética quando se refere a ações humanas julgadas segundo a perspectiva de serem boas, corretas, acertadas. Mas, como os meios tecnológicos também podem ser assim julgados e as ações de natureza estratégica também podem ser corretas ou acertadas, podemos afirmar, para distinguir mais precisamente o território da ética, que ela diz respeito a ações corretas ou acertadas à luz de uma vida humana boa e digna. Desta forma, a questão ética encontra-se indissoluvelmente ligada às idéias sobre a vida humana como um todo.

Luciano Zajdsznajder. É a ética uma ciência? In: Desafios éticos. Brasília: Conselho Federal de Medicina, p. 15 (com  adaptações).

 

Considerando o texto acima, julgue o item seguinte.

Como o advérbio "assim" desempenha a função coesiva de recuperar a idéia da oração anterior iniciada pela conjunção "segundo", preserva-se a correção textual e gramatical ao se retirar o advérbio e mudar essa oração para depois de "julgados".

Questão no QuestionsOf: Em primeiro lugar, não distinguimos semanticamente entre éti 3218

Questões similares